Arsenicum hydrogenisatum
por Richard Hughes & Jabez P. Dake — Enciclopédia de Patogenesia Medicamentosa
Referência histórica para profissionais e estudantes. As afirmações abaixo refletem os ensinamentos homeopáticos do autor indicado e não comprovam a eficácia do tratamento. Este texto não constitui aconselhamento médico e não deve substituir um diagnóstico ou cuidados adequados.
Volume I — Texto principal
Arsenicum hydrogenisatum. Tri-hidreto de arsênio, hidrogênio arseniuretado.
I. Experimentação patogenética. — 1. Hering. [Em seus Guiding Symptoms, vol. II, o Dr. Hering publicou os resultados de uma experimentação patogenética desse gás, a qual afirma ter realizado, com cinco colaboradores, em 1847. O método de experimentação não é mencionado.* Salvo em seu próprio caso e no de outro experimentador (“F. K.”), parecem ter sido obtidos resultados muito escassos; e, mesmo nesses dois, não aparece nenhum efeito verdadeiramente característico que não tenha sido observado em casos de envenenamento. Por conseguinte, uma vez que é improvável que o hidrogênio arseniuretado seja utilizado na prática, exceto — como nas mãos do Dr. Drysdale — em estados como o cólera, correspondentes à sua ação tóxica, julgamos suficiente apresentar algumas observações de envenenamento pelo gás, remetendo o estudante que desejar mais minúcias à obra do Dr. Hering. — Eds.]
II. Envenenamentos. — 1. Em 1815, Gehlen inalou pequena quantidade. Em 1 h, foi acometido de vômitos contínuos, acompanhados de calafrios e grande fraqueza. Os sintomas continuaram a aumentar até o 9º dia, quando sobreveio a morte em meio a sofrimentos intoleráveis. (ORFILA, op. cit., sub voce.)
- Schindler, 3 h após inalar meia polegada cúbica, foi acometido de vertigem ao subir escadas e, pouco depois, experimentou sensação de mal-estar e pressão na região renal, que aumentava rapidamente e se estendia pelas costas até os ombros, sem, contudo, tornar-se intensa. Ao mesmo tempo, calafrio geral, dores nas articulações dos joelhos e frio nas extremidades. Ao despir-se, por volta das 22 h, o calafrio era tão intenso que não se recordava de jamais ter sentido algo semelhante; ao mesmo tempo, surgiram dores intensas nos braços e cotovelos, semelhantes às dos joelhos. Os sintomas então aumentaram de maneira alarmante. As extremidades superiores até o meio dos braços, as inferiores até os joelhos, o nariz e as sobrancelhas estavam como mortos; a sensação de vida os abandonara; ausência de pulso, mas a capacidade de locomoção permanecia. Depois, em intervalos curtos, sobrevieram dores violentas e dilacerantes na região do estômago e eructações espasmódicas contínuas, com emissão de quantidade considerável de gases inodoros, sem qualquer alívio das dores abdominais, que faziam o enfermo gemer. Pouco depois, teve dois vômitos, acompanhados de cólica tão intensa que não conseguia descrever em palavras sua violência. Julgou então estar próximo da morte, sem esperança de melhora. Os vômitos consistiam em muco verde-amarelado e tinham sabor muito amargo. Aquilo de que mais se queixava era uma dor violenta e contínua na região renal, acompanhada
- “Minhas experiências com o ars. hydr. demonstraram que a mínima quantidade desse gás, tomada por inalação, causava uma doença perigosa, com duração de várias semanas.” Assim escreve Hering em Metcalf’s Homœopathic Provings, p. 122. Provavelmente se refere aos sintomas de “F. K.” — Eds.
de urgência para urinar; a urina era escura, vermelho-enegrecida; era sangue puro, que formava coágulos no recipiente. Ao mesmo tempo, o paciente sentia calor ardente no abdômen, com frio nas extremidades. Em poucas horas, sua aparência havia mudado por completo: a pele de todo o corpo tornara-se castanho-escura; os olhos, de tonalidade amarelada, estavam baixos, afundados nas órbitas e circundados por um grande anel azulado. A face estava contraída, exprimindo dor. O paciente mal podia ser reconhecido. Não dormiu naquela noite. Antes de vomitar, tomara um pouco de chá; mais tarde, algumas bebidas quentes para provocar transpiração. Estas tiveram o efeito de restituir às partes mortificadas a sensação de vida, precedida de formigamento muito intenso, sobretudo no nariz, que foi sede de espirros violentos e estava tão dolorosamente frio que se tornou necessário aplicar-lhe panos quentes. Todos esses sintomas persistiram com a mesma intensidade durante todo o dia seguinte: a urina ainda se assemelhava a sangue espesso, mas já não formava coágulos, embora as dores renais continuassem igualmente violentas. Todos os pelos das partes mortificadas haviam ficado brancos como a neve; as sobrancelhas brancas destacavam-se nitidamente sobre a pele castanha. A sede era intensa: o paciente bebia muita decocção de cevada e outros demulcentes; tomou também uma solução de sulfato de magnésio com algumas gotas de tintura de ópio. No dia seguinte (3º), as dores abdominais continuaram intermitentes, porém menos violentas. Vomitou apenas uma vez, de maneira menos convulsiva e menos dolorosa que antes. A matéria vomitada consistia em muco e bile. Dores renais menos intensas; urina mais clara, embora ainda sanguinolenta. As eructações haviam diminuído, deixando o paciente, por vezes, em paz por meia hora; surgira, porém, um soluço muito fatigante, que persistia continuamente. Houve emissão de muitos gases, que provocou evacuação. Um vesicatório na boca do estômago fez sair sangue de tonalidade vermelho-opaca. O sono estava completamente ausente: o paciente encontrava-se em tal estado de excitação mental que falava quase sem cessar. Fraqueza considerável; podia, contudo, manter-se de pé sem auxílio e caminhar alguns passos. Já não temia a morte, embora os que o cercavam conservassem pouca esperança. No 4º dia, o estado era o mesmo, embora ligeiramente melhor. No 5º dia, a cor da face era apenas amarelo-escura. Traços fisionômicos contraídos, revelando intensos sofrimentos internos. Urina tingida de sangue; cólica ao redor do umbigo, recorrendo em intervalos longos; soluço intermitente, com duração de uma hora; eructações menos frequentes; várias evacuações. Diluentes e bebidas mucilaginosas. No 6º dia, sensação vaga, muito penosa, como se tivesse uma pedra no ventre; o paciente dizia constantemente que seu ventre se tornara como uma pedra. O sulfato de magnésio não dissipou essa sensação nem as eructações. Logo o paciente desejou algo sólido e comeu um pouco de arroz com bom apetite. Urina já não sanguinolenta. No 7º dia, está melhor. A face tornou-se branca; aparência boa. As sobrancelhas começam a recuperar sua cor escura natural. Não há mais cólica; as eructações tornam-se menos frequentes. Tem formigamento intenso nos pés e nas mãos e pontadas transitórias nos braços e nas pernas. Ao anoitecer, as dores nas costas dos primeiros dias retornam menos violentas, mas quase insuportáveis. Grande fraqueza; tendência ao sono, mas este não é tranquilo, sendo interrompido ao menor ruído. Durante a noite seguinte, teve sensação de pressão e vertigem na cabeça, com sensação dilacerante. Fomentações frias durante toda a noite; a dor cessou pela manhã. No 8º dia, está melhor. Ligeira pressão no abdômen; dores dorsais mais violentas à tarde, insuportáveis durante a noite; queixa-se amargamente; alívio na posição sentada, mas não pode mantê-la por muito tempo devido à fraqueza. Fricções e aplicação de calor não produzem efeito. Dores violentas durante todo o dia seguinte. À tarde, melhora após fomentações com leite quente. Adormece e, no dia seguinte, está decididamente melhor. A partir desse momento, seu estado torna-se cada vez mais suportável. As forças retornam, assim como o apetite, e o sono é reparador; a convalescença, contudo, é lenta, e ele somente recupera a saúde após sete semanas. Durante a terceira semana, observou-se novo efeito arsenical. Todo o prepúcio e a glande ficaram cobertos de vesículas purulentas, seguidas de pequenas ulcerações circulares e achatadas. O paciente contou até sessenta e cinco na parte externa do prepúcio; levaram dez ou doze dias para cicatrizar. Não restou sintoma algum desse grave envenenamento, e o paciente recuperou a saúde anterior. (L’Art Médical, XLVIII, 323.)
-
B—, com 22 anos de idade, empregado numa fábrica de produtos químicos, ocupava-se de experiências relativas à matéria corante da anilina. Em uma delas, produziu quantidade bastante grande de hidrogênio arseniuretado, que se misturou ao ar do laboratório (eram 7 h da manhã). Cerca de 1 h depois, B— sentiu cefaleia bastante intensa, que o obrigou a abrir a janela por alguns instantes. Depois, prosseguiu com o trabalho por aproximadamente 2 h. Às 10h30, tomou uma refeição sem notar nada de particular. Uma hora depois, a cefaleia aumentou; começaram dores no epigástrio, seguidas de vômito de alimentos. O paciente fez-se transportar ao hospital. No caminho, vomitou alimentos três vezes. À chegada, apresentava os seguintes sintomas: face pálida, lábios exangues, dificuldade para caminhar, cefaleia frontal muito intensa, dor espontânea intensa na região lombar; sensação de constrição na base do peito, respiração acelerada; ausência de tosse e de estertores à auscultação, ressonância normal; sede viva; nenhuma dor abdominal espontânea nem à pressão. Extremidades frias. Nenhuma perturbação do sensório. Tratamento: sinapismos; fricções com bálsamo de Fioraventi; bolsas de água quente; vinho diurético; decocção comum contendo 16 g por litro de acetato de amônio; enema purgativo. Em cerca de meia hora, o paciente aquece; uma ligeira umidade cobre todo o corpo; a respiração torna-se mais fácil. Contudo, ainda se queixa de sensação geral de contusão e, sobretudo, de dores lombares. A força motora parece inalterada. Pulso 130, bastante cheio e regular. Fígado doloroso à palpação. Por volta das 17 h, o paciente apresenta duas evacuações fétidas e abundantes; algum tempo depois, emissão indolor de cerca de 220 g de urina vermelha, na qual não se encontra um único glóbulo sanguíneo ao exame microscópico. Vômito esverdeado provocado pela mínima quantidade de bebida. Por volta das 22h30, a cefaleia torna-se mais intensa, e a face adquire expressão mais animada; conjuntivas injetadas. Pulso forte e rápido. Fala embaraçada; responde lentamente. Após sangria de 500 g, seguiu-se melhora quase imediata. A cefaleia diminui, assim como a dor lombar. Respiração 20; pulso 95. O vômito, contudo, continua, e nenhuma bebida pode ser retida. À 1 h da madrugada, o Sr. Piorry foi chamado e encontrou-o neste estado: face avermelhada, pele quente, pulso 100, regular e bastante cheio; intelecto lúcido, respostas racionais. O vômito cessara. O Sr. Piorry prescreve bebidas em grande quantidade e injeções repetidas no reto. Novo enema purgativo por volta das 3 h, seguido de banho. O paciente sente-se um pouco melhor depois, embora ainda muito fatigado. No dia seguinte, a face apresenta tonalidade amarelo-terrosa, a pele está seca e o pulso, a 104. Língua seca, sede intensa; olhar estúpido; há congestão pulmonar posterior; o paciente não urinou. No 3º dia, encontra-se em estado de sonolência e apatia; as conjuntivas estão novamente injetadas; a urina acha-se notavelmente diminuída em quantidade e ainda é avermelhada. No 5º dia, após uma aparente melhora de curta duração, o estado geral agrava-se muito. A urina é novamente suprimida; a língua e os lábios estão cobertos por saburra fuliginosa; a pele é cor de bronze; o pulso torna-se imperceptível, e a respiração, mais rápida e dificultosa; o intelecto sucumbe. A morte ocorreu naquela tarde. A autópsia revelou apenas congestão do fígado, sem alteração das células hepáticas; amolecimento do baço; e aumento dos rins, com injeção muito acentuada de todo o órgão, especialmente da substância tubular, e estado granuloso das células de ambas as divisões. (Ollivier, Gaz. des Hôpitaux, 1863.)
-
Quatro italianos dedicavam-se à fabricação de balões cheios de hidrogênio e, para isso, utilizavam um aparelho cujos tampões fechavam muito mal. Em 16 de julho de 1877, após terem trabalhado durante 5 h em um recinto pequeno, os quatro, ao anoitecer, ficaram muito fracos e apresentaram tremor dos membros, vertigem, cefaleia, náusea e vômito. Na manhã seguinte, acrescentaram-se hemoglobinúria e icterícia. Foram levados a Altona, onde deram entrada no hospital na manhã do dia 18. O diagnóstico de envenenamento por hidrogênio arseniuretado logo foi estabelecido com o auxílio da análise química do zinco empregado na fabricação do hidrogênio. Não podemos reproduzir aqui separadamente os casos dos quatro pacientes; basta relatar os sintomas gerais e a autópsia daquele que morreu. Vômitos violentos foram os primeiros sintomas graves; manifestaram-se em poucas horas e duraram por períodos variáveis. A ansiedade aumentou progressivamente, assim como a sensação de estar gravemente enfermo. A rápida destruição de numerosos glóbulos vermelhos pelo gás inalado e a consequente retenção de ácido carbônico manifestaram-se por dispneia progressiva e angústia mortal. Respiração ansiosa, rápida e gemebunda. Frequência respiratória de 40 por minuto; no 3º dia, o pulso aumentou de 100 para 130; havia disúria e hematúria. Encontrou-se arsênio na urina; a eliminação renal das células sanguíneas desorganizadas durou apenas três dias nos que se recuperaram e dez dias naquele que morreu; foi acompanhada por abundante descamação do epitélio dos túbulos renais e por pequena proporção de albumina e hemoglobina na urina. Houve também ligeira hemorragia intestinal. A cor da pele modificava-se com as alterações do sangue; a princípio era amarelo-intensa, pseudoictérica; depois, amarelo-acinzentada e, por fim, cadavérica; ao mesmo tempo, havia prurido intenso. Todos os pacientes apresentaram aumento da secreção biliar. As matérias vomitadas, abundantes, eram de cor verde intensa; as evacuações compunham-se em grande parte de bile. O baço e o fígado estavam inicialmente diminuídos de volume e, mais tarde, hipertrofiados; temperatura elevada à tarde; ácido úrico encontrado na urina durante a convalescença. Os três primeiros pacientes deixaram o hospital no 11º, 15º e 19º dias, respectivamente. O último morreu em 26 de julho, sem sonolência prévia, em consequência de anemia, que se manifestara nos últimos dias por sopro sistólico no ápice; da retenção do veneno no organismo em razão da interrupção da secreção urinária; e também de degeneração gordurosa e paralisia do coração. Próximo do fim, houve angústia mortal, com dor violenta na região hepática, frio nas extremidades e urticária. Autópsia: cadáver amarelo-esverdeado; urticária ainda reconhecível na pele do abdômen. Esta está descorada e apresenta várias manchas cadavéricas. Rigidez cadavérica muito acentuada. Cor dos músculos normal. O sangue dos grandes vasos do pescoço é fino, líquido e de cor cereja suja. Em ambas as pleuras, algumas colheres de sopa de líquido seroso, ligeiramente sanguinolento. O mesmo líquido no pericárdio, 50 a 60 g. Coração muito flácido; músculo de cor vermelho-pálida. No ventrículo direito, pequena quantidade de sangue claro e líquido. O esquerdo, vazio. Pequena quantidade de sangue enegrecido no átrio direito; alguns coágulos fibrinosos aderentes ao orifício da veia cava; um pouco de sangue e fibrina no átrio esquerdo; endocárdio pálido, válvulas normais e funcionantes. Edema da membrana mucosa da epiglote e, especialmente, dos ligamentos ariepiglóticos. Líquido espumoso na traqueia e igualmente nos brônquios. Pulmões cor de ardósia, com equimoses vermelhas bastante numerosas sob a pleura esquerda, sobretudo atrás dos lobos inferiores. Tecido pulmonar ingurgitado de sangue, mas permeável ao ar em toda a extensão. Um pouco de sangue fluido nos vasos pulmonares. Baço grande, com 16 cm de comprimento por 10 cm de largura; superfície de cor vermelho-vinho, semelhante a lilás-escuro. Pouco sangue exsuda ao corte. Os corpúsculos de Malpighi são nitidamente visíveis a olho nu. Tamanho do fígado normal; cor castanho-pálida; várias pequenas equimoses subserosas; ao se cortarem os vasos, escoa um pouco de sangue líquido. A vesícula biliar está repleta de líquido espesso como alcatrão, de cor verde-escura. Os rins têm tamanho normal. Ao corte, apresentam coloração escura; contêm quantidade relativamente grande de sangue fluido, vermelho-opaco. As cápsulas estão aderentes; as pelves renais têm cor vermelho-suja. Ao se cortarem as pirâmides, percebem-se a olho nu estrias vermelhas e destacadas. Ao exame microscópico, a maior parte dos túbulos das pirâmides e da substância cortical encontra-se repleta de glóbulos vermelhos, o que não ocorre nos glomérulos. Estômago vazio; membrana mucosa de cor ardósia-negra, coberta por muco castanho-esverdeado. A superfície externa do intestino apresenta igualmente cor de ardósia. No interior, grande quantidade de muco líquido, viscoso e fortemente corado pela bile. A membrana mucosa do cólon está tumefeita, de cor castanho-avermelhada suja e intensamente hiperêmica, assim como a do intestino delgado, sobretudo nas proximidades da válvula ileocecal. Gânglios mesentéricos tumefeitos, vermelho-azulados ao corte. Nos grandes troncos venosos do abdômen há pequena quantidade de sangue avermelhado e sujo. O cérebro parece normal; os vasos das membranas estão cheios como de costume. A substância cerebral apresenta edema e alguns pontos pálidos de sangue. Os plexos estão pálidos; os ventrículos, vazios. (L’Art Médical, loc. cit.) [O Dr. Imbert-Gourbeyre, autor do artigo de L’Art Médical ao qual devemos grande parte do que precede, acrescenta três outros casos de envenenamento nesse número e mais cinco no de novembro do mesmo ano (1879). Nada acrescentam ao quadro apresentado pelas narrativas anteriores. O Dr. Imbert-Gourbeyre considera que a diferenciação entre o envenenamento por hidrogênio arseniuretado e o provocado pelo próprio arsênio reside no aparecimento simultâneo, no primeiro, de vômitos, dores lombares, hematúria e icterícia — sendo os dois últimos os mais importantes — e na ausência de cãibras. Os sintomas demoram mais a sobrevir, e o paciente permanece gravemente enfermo por muito mais tempo antes da morte ou da recuperação. Ele demonstra que, embora todas as demais formas sob as quais o arsênio foi ingerido revelem efeitos tóxicos semelhantes, os do hidrogênio arseniuretado apresentam tantos pontos distintivos que devem ser classificados separadamente. — Eds.]
-
Um aluno meu respirou hidrogênio arseniuretado durante muito tempo, tanto em suas experiências particulares como em oficinas onde supervisionava douração e prateação por galvanismo, processos nos quais o zinco é largamente utilizado. Isso provocou uma forma peculiar de epilepsia, muito semelhante à descrita por Christison, que ultimamente vem aumentando de modo gradual; e seu intelecto, outrora dos mais brilhantes, encontra-se agora reduzido quase à fatuidade. (SHERMAN, em Prov. Med. and Surg. Journ., 1844, p. 1.)
III. Experiências em animais. — 1. Até então, como nas experiências de Naunyn (Reichert and Dubois’ Archiv, 1868), não fora possível provocar icterícia em animais por meio do hidrogênio arseniuretado. Stadelmann, conduzindo as experiências de maneira diferente, conseguiu produzir esse estado em nove de dezoito cães e em certa proporção de gatos. Também não obteve êxito com coelhos. (Arch. f. Exp. Path., XVI, 221.)